sexta-feira, 4 de julho de 2014

Chiado Editora: "Para Sempre Carcóvia" de João Carlos Máximo

Para Sempre Carcóvia
Autor: João Carlos Máximo
Preço: €14.00
Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 478
Data de publicação: Dezembro de 2013
Género: Ficção
Preço: 14,00 €
ISBN: 978-989-51-0676-9

“Para Sempre Cracóvia” é um dos grandes sucessos da Chiado Editora no ano 2013, um livro surpreendente que deixa qualquer leitor agarrado ao mundo da leitura.

Sinopse:

Pequenas névoas espalhadas no céu. E um tipo de peugada assim, eu conheço… e só podia ser feito por aqueles bombardeiros que vinham desde a Heldenplatz, até aqui.
(senhora) – És alemão? Há muito tempo que não via um alemão por aqui.
(Kurt) – Não. Sou austríaco. Nasci na Áustria, que faz fronteira com a Alemanha.
(senhora) – Engraçado. Pensava que a Áustria fazia parte da Alemanha.
(Kurt) – Fez em tempos, sim. Mas agora já não.
(senhora) – Chamo-me Urszula. Prazer em conhecer-te.
(Kurt) – Percebo. E viveu sempre aqui? Do que vive ou o que é que faz aqui, se é que posso saber? É casada? Tem filhos? Os seus netos costumam vir vê-la?
(Úrsula) – Não, rapaz. Nunca me casei. Como me podia casar se não há aqui ninguém?
(Kurt) – Percebo. Mas está informada, certo? Tem televisão? Ou rádio? Lê jornais? Sabe o que se passa no mundo?
(Úrsula) – Vou sabendo o que se passa, pela televisão… Tenho-a há uns anos recentes, juntamente com o telefone e a luz. A vida desde a independência mudou por aqui, e para melhor, tirando a paisagem. Este lugar era ainda mais bonito antes da guerra.
(Kurt) – Ainda mais bonito? Este lugar é lindo, minha senhora. Olhe só para este céu, veja como é belo e espaçoso.
(Úrsula) – Sim. Não há um céu como este …

Biografia:

João Carlos Máximo nasceu em 1988, na localidade de Unhais da Serra, concelho da Covilhã. Foi músico de Saxofone Alto e atleta federado. João Carlos Máximo é licenciado em Ciências Biomédicas, pela Universidade do Algarve, desde 2009. Em 2012, foi finalista da iniciativa “O meu movimento – Não tenho que emigrar para me formar”, concurso promovido pelo Governo de Portugal. Nestes últimos anos passou por vários países dos continentes Europeu, Africano e Asiático. Hoje em dia, frequenta o curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior, e é colaborador do Jornal “Correio de Unhais”, sendo o autor de uma crónica mensal, intitulada “O Mundo”.


Sem comentários: